jardinagem

Como cultivar samambaias, aprenda a maneira correta de plantar e cuidar

As samambaias são plantas típicas de clima tropical e são conhecidas por seu uso ornamental comum. Na verdade, há uma boa chance de você ter visto isso na casa de alguém ou até mesmo estudado biologia no ensino médio.

Em primeiro lugar, vale lembrar que, embora as samambaias variem muito. Embora esta planta não produza frutas ou flores, trouxemos ótimas dicas sobre como cultivar samambaias. Desta forma, você poderá analisar que tipo de plantas você gosta e onde em sua casa, jardim e até onde você vai pendurar essa beleza natural.

Condições para o cultivo de samambaias

Embora existam vários tipos desta planta, algumas dessas características são bastante comuns. Por exemplo, uma dessas semelhanças comuns é a falta de tolerância ao frio. Afinal, são um produto natural em climas tropicais, e a temperatura ideal para que se desenvolvam bem varia de 15 a 21°C.

Além da temperatura, a planta não gosta de luz solar direta, pois suas folhas podem secar facilmente quando isso acontece. Portanto, deve ser colocado em um local com sombra permanente para que tenha apenas recortes de sol indiretos, ou mesmo diretos, por curtos períodos de tempo durante o dia.

Outro fator extremamente importante no cuidado de samambaias é o solo. Portanto, para proporcionar um bom crescimento e cultivo, é melhor ter terras férteis, ricas em matéria orgânica, como as encontradas nas florestas.

Além disso, é importante escolher vasos que ajudem a reter a umidade do solo, então, neste caso, escolher um vaso de plástico é melhor do que um vaso de barro ou cimento.

Dicas e cuidados

Foto de ANTONI SHKRABA no Pexels

Para manter as plantas sempre saudáveis, é preciso estar atento a uma das substâncias mais preocupantes e essenciais para a existência da vida na Terra: a água. Embora possa parecer simples, deve-se ter um cuidado redobrado na hora de irrigar, pois a planta não deve ficar encharcada mesmo que goste de umidade, então tente regá-la moderadamente e verifique se o vaso tem drenagem adequada.

Também é muito importante manter a samambaia fertilizada, especialmente na primavera e no outono, quando está em sua estação de crescimento. Para isso, você pode comprar fertilizantes prontos ou usar algum fertilizante orgânico, como cascas de ovos.

A maneira certa de cultivar samambaias

Para cultivar samambaias adequadamente, é necessário remover as folhas com esporos que aparecem na primavera e no verão e esperar que sequem antes de introduzi-las no solo devidamente preparado.

Outra opção é comprar mudas de plantas para plantar em uma sala de jardinagem. É importante ter um vaso fácil de transportar e fértil.

Em suma, você leu que deve proporcionar um ambiente sem luz solar direta, manter o solo sempre úmido e evitar o excesso de água no vaso, que pode ser resolvido com um furo no vaso e algumas pedras entre o fundo do vaso e a terra.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.