Receitas

Pão de Queijo fácil

O chamado pão de queijo surgiu em Minas Gerais por volta de 1750. Nessa época, a agricultura do estado passou a se especializar na produção de leite e seus derivados. Devido à sua distância geográfica do litoral, Minas Gerais consome muito pouca farinha, que é importada, mas produz ampla mandioca, fonte de raiz e amido de tapioca nativa do continente africano. O primeiro pão de queijo foi obtido pela mistura de lascas endurecidas (ou “cruas”) de fatias de queijo com amido. Ovos e leite, também abundantes na região, são adicionados posteriormente para realçar a textura e o sabor.

Apesar de ser chamado de “pão”, o pão de queijo é basicamente um biscoito de polvilho azedo ou doce com ovos, sal, óleo vegetal e queijo, e tem uma consistência macia e elástica com pequenas variações.

Existem várias receitas diferentes em que os ingredientes e os tipos de queijo variam muito – e o resultado final. Algumas pessoas usam polvilho doce, outras usam polvilho azedo, ou mesmo ambas. Mas sua principal característica é que é feito com polvilho de tapioca e algum tipo de queijo.

Ingredientes:

⠀- 3 xícaras de polvilho doce

– 1/2 colher rasa de sal

– 1 e 1/2 xícara de leite

– 1/4 de xícara de óleo

– 2 xícaras de queijo meia cura ralado (pode ser mussarela ou parmesão)

– 4 ovos

Modo de preparo:

Coloque pra ferver o leite e o óleo junto, derrame fervendo sobre o polvilho e o sal (misturados). Espere esfriar.

Na sequência coloque os ovos e misture até as claras sumirem por completo, depois coloque o queijo misture de novo e faça as bolinhas.

Coloque na forma sem untar e asse em forno pré aquecido a 250 graus até que cresçam e dourem, cerca de 30 minutinhos

Não se esqueça de deixar um espaço entre um pão de queijo e outro porque eles crescem viu?

Ps. Deixei no último a receita com polvilho azedo e doce. Os ingredientes mudam um pouquinho, fico muito gostoso. Recomendo também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.