Árvores Frutíferas

Como cultivar cupuaçu em vasos e no seu quintal

Primeiro, o Cupuaçuzeiro é uma frutífera típica da selva amazônica cujo fruto é chamado de cupuaçu, capu ou capuaçueiro. O fruto desta árvore é muito parecido com o cacaueiro. Na verdade, essas duas árvores são do mesmo gênero. Gostaria de plantá-las em sua casa? Confira este artigo para obter um guia passo a passo sobre como cultivar uma árvore de cubuaçu em um vaso de quintal.

Primeiro, saiba que o cubuaçu pode chegar a 15 metros de altura e suas flores ficam no tronco. Além disso, as flores são lindas de se ver e vêm em cores e tons de vermelho e amarelo.

O fruto mede até 20 cm de comprimento e pesa até 1 Kg. A polpa é perfumada e ácida. Se você nunca experimentou e achou interessante e quer cultivar em seu quintal, confira abaixo como cultivar cubuazu em vasos e em seu quintal.

Como cultivar cupuaçu em vasos e no quintal

A polpa da fruta é deliciosa e super nutritiva e pode ser utilizada em doces e até compostagem. A princípio, o cupuaçu é um bom substituto do cacau e pode ser usado até para fazer chocolate.

Então siga os passos abaixo para aprender passo a passo como cultivar cubuaçu em vasos e no seu quintal.

Passo 1: você pega uma fruta de cupuaçu e separa a polpa das sementes. Isso pode ser feito com a ajuda de uma faca ou tesoura.

Passo 2: Lave as sementes em água corrente e seque-as com papel toalha. Em seguida, em um vaso improvisado, adicione argila, terra (areia de rio), esterco e terra.

Passo 3: Cave um buraco no centro do vaso e plante as sementes. Umedeça com um borrifador e cuide do crescimento, é necessário manter o solo sempre úmido.

Passo 4: Após a germinação da árvore, transfira a muda do vaso para o quintal de casa, onde crescerá sem problemas.

Passo 5: Para plantar no solo, é necessário cavar um buraco de 40x40x40 e preencher o fundo com terra, adubo e areia. Adicione as mudas, polvilhe terra ao redor delas e espere crescer.

Passo 6: Preste atenção à rega e mantenha o solo úmido quando estiver seco, não encharcado. Você também precisa ter cuidado para não exagerar na água.

Adubação

Pode-se utilizar adubo à base de esterco de galinha (5L) ou esterco de aviário (10L), acrescentando-se 200g de superfosfato triplo em cada cova. Pode-se usar 2kg de torta de mamona ou 8L de esterco de vaca no lugar do esterco de vaca, e deve ser fermentado. Para reduzir a ocorrência de ervas daninhas, faça cobertura morta em um raio de aproximadamente 50 cm. Isso também evitará mudanças bruscas na temperatura do solo.

Cuidados

As áreas de plantio devem ser mantidas limpas com roçada, coroamento, cobertura verde e/ou cobertura morta. A formação da copa, produção, limpeza e podas de renovação também são necessárias para controlar possíveis pragas e doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.